foto: lenise pinheiro
foto: lenise pinheiro
foto: marcelo lyra

CURRÍCULO

currículoshapeimage_7_link_0
criaçõesCRIACOES.htmlCRIACOES.htmlshapeimage_8_link_0
agendaAGENDA.htmlAGENDA.htmlshapeimage_9_link_0
contatosCONTATOS.htmlCONTATOS.htmlshapeimage_10_link_0
chegadaCHEGADA.htmlCHEGADA.htmlshapeimage_11_link_0
filmesFILMES.htmlFILMES.htmlshapeimage_12_link_0
fotosFOTOS.htmlFOTOS.htmlshapeimage_13_link_0
informações técnicasTECNICO.htmlTECNICO.htmlshapeimage_14_link_0
biografiaBIOGRAFIA.htmlBIOGRAFIA.htmlshapeimage_15_link_0
criaçõesCRIACOES.htmlCRIACOES.htmlshapeimage_16_link_0
agendaAGENDA.htmlAGENDA.htmlshapeimage_17_link_0
contatosCONTATOS.htmlCONTATOS.htmlshapeimage_18_link_0
chegadaCHEGADA.htmlCHEGADA.htmlshapeimage_19_link_0
filmesFILMES.htmlFILMES.htmlshapeimage_20_link_0
fotosFOTOS.htmlFOTOS.htmlshapeimage_21_link_0
informações técnicasTECNICO.htmlTECNICO.htmlshapeimage_22_link_0
biografiaBIOGRAFIA.htmlBIOGRAFIA.htmlshapeimage_23_link_0

Sou músico, ator e dançarino e um dos criadores do MESTRE AMBRÓSIO, grupo musical de Recife que teve papel fundamental na principal movimentação cultural brasileira dos anos 1990, influenciando toda uma geração com uma música fortemente ligada às tradições de Pernambuco.


Credito minha formação ao aprendizado não acadêmico das brincadeiras de Cavalo Marinho (teatro popular, tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e Maracatu Rural (cortejo ligado ao carnaval pernambucano) e ao estudo da arte do ator com o grupo Lume Teatro da Unicamp, Campinas-SP.


Com o Mestre Ambrósio, me apresentei nos principais palcos e eventos do Brasil, em diversos países da Europa, no Japão e nos Estados Unidos. Participei dos 3 cds gravados pelo grupo: “Mestre Ambrósio”, “Fuá na Casa de Cabral” (considerado o disco do ano de 1999, pelo jornal New York Times) e “Terceiro Samba” (indicado ao Grammy Latino de 2000) e da trilha sonora do longa metragem “Baile Perfumado” (1996). Também gravei com Chico César, Antonio Nóbrega, Zélia Duncan, Suba, Myriam Maria, entre outros artistas.


Como músico-compositor, criei as trilhas dos espetáculos “Daqui Não Saio, Daqui Ninguém Me Tira” do Balé Deveras, e do “Guarda Sonhos”, solo de Tainá Barreto. Também fiz a direção musical da trilha do espetáculo “Onça Castanha”, do Grupo Grial de Dança e a trilha do filme documentário “Na Mata Tem Esperança” de Lineu Gabriel.


Desde 1992 também participo do Carnaval de Recife e Olinda com a brincadeira do Boi. Sou um dos fundadores do Boi da Gurita Seca, com o qual brinquei até 1999. E em 2000 criei o BOI MARINHO, que brinca com elementos do Cavalo Marinho.


Em 2004, criei meu primeiro espetáculo teatral, o solo ESPIRAL BRINQUEDO MEU dirigido por Ana Cristina Colla, Renato Ferracinni e Carlos Simioni, do grupo Lume Teatro. Com este espetáculo, fui premiado no “Janeiro de Grandes Espetáculos” em Recife e um dos destaques do "Festival de Teatro de Curitiba”. Em setembro de 2009, comemorei minha centésima apresentação na sede do Lume em Campinas.


“Espiral Brinquedo Meu” também fez parte do “Palco Giratório 2005”, maior projeto de circulação de espetáculos promovido pelo Sesc Nacional, e das comemorações do "Ano do Brasil na França", com apresentações em Paris. Em São Paulo, no início de 2006, fiz uma temporada de 2 meses no Sesc Belenzinho.


Em 2006, fui um dos convidados para participar da residência artística de dança e tecnologia com o musicólogo italiano, professor e pesquisador em dança da Universidade Paris 8, Armando Menicacci, e o arquiteto e engenheiro francês Christian Delécluse, presidente da instituição artística Anomos.


Desse projeto surgiu a parceria e amizade com Armando Menicacci, que dirigiu meu segundo solo, o espetáculo de dança POR SI SÓ contemplado pelo programa “Rumos Itaú Cultural Dança”. A estreia foi em março de 2007, no Itaú Cultural em São Paulo, e no mesmo local participei da exposição “Memória do Futuro”. Este espetáculo integrou a programação de festivais como o Festival Internacional de Dança do Recife, a Bienal de Dança de Fortaleza e o festival de dança e tecnologia Bains Numériques, na França. Em 2008, foi um dos espetáculos convidados para participar do projeto “Solos de Dança”, promovido pelo SESC Rio.


Minha primeira participação no cinema foi em 1996, no filme “Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. Em 2007, participei do longa-metragem “O Homem Que Desafiou o Diabo”, de Moacyr Góes, no papel do “Cão Miúdo”, que contracenou com Marcos Palmeira e Antonio Pitanga. Minha próxima participação será no filme “A Luneta do Tempo”. Com roteiro e direção de Alceu Valença, o filme está próximo de ser lançado.


Em 2012 fui contemplado novamente pelo programa “Rumos Itaú Cultural Dança”. Dessa pesquisa resultou a mostra do processo de criação: FOCO. Nesta mostra, me apresento com os instrumentos digitais que venho desenvolvendo com Filipe Calegário e João Tragtenberg, do Grupo de Pesquisa MusTIC, ligado ao Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Também me apresentei no “Conexão Dança” de 2013 em São Luís e no Festival “Para Gostar de Teatro” em Ouro Preto-MG. Para montagem do espetáculo, previsto para o final de 2013 e  início de 2014, conto com a direção de Fernando Yamamoto e Marco França, do grupo Clowns de Shakespeare.


OUTRAS ATIVIDADES que desenvolvo estão relacionadas ao compatilhamento de informações e experiências. Com esse objetivo tenho realizado OFICINA, PALESTRA-DEMONSTRAÇÃO, PREPARAÇÃO CORPORAL, ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO e DIREÇÃO de espetáculos.